Muitos pais questionam-se qual será a altura indicada para levar o filho pela primeira vez ao Médico Dentista. A primeira consulta de Medicina Dentária deve ser realizada quando erupcionam os primeiros dentes (os dentes de leite). O Médico Dentista deve combinar com os pais da criança um programa preventivo de saúde oral, e elucidá-los para hábitos que possam ser prejudiciais. A não ser que a criança apresente elevado risco de cárie, devem ser agendadas consultas de 6 em 6 meses. Estas primeiras consultas servirão também para a criança não ganhar medo ao Médico Dentista pois, salvo em raras exceções, não serão realizados tratamentos invasivos.

O primeiro dente normalmente surge entre os 6 e 8 meses de idade, sendo mais comum nascer mais cedo nas meninas. Algures entre os 2 anos e meio e os 3 anos a criança já deve ter os 20 dentes temporários na boca. Se ao fim de um ano a criança não apresentar nenhum dente, deverá ser observada por um médico dentista.

Por volta dos 5-7 anos inicia-se a troca dos dentes. Habitualmente esta troca é iniciada pelos dentes da frente do maxilar inferior (incisivos inferiores) e os últimos dentes “de leite” a serem substituídos, são os últimos dentes do maxilar superior (segundos molares superiores). É de referir que esta cronologia nem sempre segue esta lógica, o que não apresenta qualquer motivo de alarme.

Assim sendo, pode muitas vezes haver a necessidade de corrigir a posição dos dentes na arcada dentária, pelo que a Ortodontia se apresenta como a área da Medicina Dentária que através da utilização de aparelhos que exercem forças sobre os dentes e/ou maxilares, levam os dentes a moverem-se para o local desejado. Existem aparelhos amovíveis ou fixos, os mais utilizados hoje em dia são os fixos, que são constituídos por brackets (pequenas peças coladas aos dentes) e que são ligadas entre si por arcos de metal.

artigo_odontopediatria

As situações mais comuns que requerem a utilização de aparelhos são:

Dentes apinhados: por falta de espaço os dentes encontram-se “ encavalitados” uns em cima dos outros.

Mordida cruzada lateral: quando os dentes de cima encontram-se por dentro dos de baixo.

Retrognatismo: o maxilar superior encontra-se muito avançado em relação ao inferior.

Prograntismo: o maxilar inferior encontra-se muito avançado em relação ao superior.

A correção da posição dos dentes é importante pois vai melhorar a eficácia da mastigação, facilitar a higiene oral, diminuir a incidencia de cáries e de doença dos tecidos que suportam os dentes, para além de melhorias em termos estéticos.

O aparelho sendo colocado o mais cedo possível, poderá trazer resultados mais satisfatórios e mais céleres, pois acompanha a fase de crescimento da criança. O que não significa que a colocação de aparelho fixo em adultos não obtenha ótimos resultados.

A colocação do aparelho por si só não causa dor, e torna-se impercetível ao portador ao fim de poucas semanas, mas os primeiros dias após a colocação podem causa algum desconforto, sobretudo ao mastigar devidos às forças que estão a ser exercidas nos dentes.

A presença do aparelho leva a uma maior acumulação de placa bacteriana, pelo que o portador deste deve ter alguns cuidados especiais, como a escovagem mais prolongada com uma escova de pelo suave e a aplicação de um dentífrico rico em fluor e o uso de um colutório. O uso de escovilhão também deve ser adotado para a remoção de placa bacteriana entre o dente e o arco metálico.

Alimentos como pastilhas elásticas, caramelos, cenouras cruas, bolachas duras, entre outros, devem ser evitados pelo risco de descolarem os brackets ou partirem os arcos.

Este tratamento (correção) tem uma duração aproximadamente de 24 meses. Após a colocação do aparelho, o paciente terá que consultar mensalmente o seu Médico Dentista para fazer o controlo do aparelho e, cumprindo este processo obterá os resultados pretendidos no tempo estipulado.

Se o seu filho se identifica com alguns dos sintomas acima descritos para eventual uso de aparelho, procure a experiência de 30 anos na área de Ortodontia na Clínica Ponte Saúde.

Abel Rodrigues
MEDICINA DENTÁRIA

2022 © Ponte Saúde - Todos os Direitos Reservados

ERS: E-121837 | Licença de Funcionamento: 8097/2014 | Política de Privacidade