“Psico” quê?? Perguntam vocês. Sim PSICOMOTRICIDADE. É um nome extenso, mas fácil de compreender. Basta decompor a própria palavra e percebe-se de imediato que contempla o estudo das relações e influências entre o psiquismo e a motricidade. Baseada numa visão global do ser humano, a psicomotricidade integra as funções cognitivas, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a intencionalidade do gesto. O seu principal objetivo está centrado na promoção da capacidade do indivíduo agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.

O psicomotricista estuda e compensa condutas motoras inadequadas e inadaptadas, em diversas situações, geralmente ligadas a problemas de comportamento, desenvolvimento, maturação psicomotora, aprendizagem e de âmbito psico afetivo. Pode exercer a sua atividade profissional no âmbito terapêutico, reabilitativo, reeducativo e/ou preventivo.

artigo_psicomotricidade

A Intervenção Psicomotora destina-se a todos os grupos etários e utiliza diversas metodologias: técnicas de relaxação e consciência corporal, terapias expressivas, técnicas de estimulação neuromotora, atividades lúdicas, atividades de recreação terapêutica, atividade motora adaptada e atividades de consciencialização motora, associando sempre a atividade representativa e simbólica.

A Psicomotricidade é indicada para: crianças em fase de desenvolvimento, crianças com atrasos no desenvolvimento global, hiperatividade e défice de atenção, perturbações do espetro autista, crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais, perturbações do comportamento, dificuldades motoras, défice ao nível cognitivo, 3ª idade, doenças neurológicas, entre outros.

Venha conhecer esta valência na Clínica Ponte Saúde e esclareça as suas dúvidas, sem qualquer compromisso.

Rita Cunha
PSICOMOTRICIDADE

2021 © Ponte Saúde - Todos os Direitos Reservados

ERS: E-121837 | Licença de Funcionamento: 8097/2014 | Política de Privacidade