icon-white-1

Especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos.

Áreas de actuação

Na medicina moderna, a a cirurgia vascular é uma especialidade cirúrgica muitas vezes associada às varizes, fundamentalmente, dos membros inferiores, contudo, este importante ramo da medicina possui uma abrangência bem maior. A angiologia e cirurgia vascular tem vindo a ganhar uma importância crescente ao longo do tempo, alicerçada em novas tecnologias de diagnóstico e tratamento.

O que são varizes?

As varizes, também chamadas de varizes tronculares ou veias varicosas são veias doentes, dilatadas, tortuosas e superficiais nas pernas ou coxas que afetam mais as mulheres. Estas podem apresentar ou não sintomatologia, no entanto, apresentam quase sempre uma clara aparência inestética que pode afetar com a autoestima do doente.

As varizes são mais grossas do que os derrames, medindo mais de 3 mm de diâmetro. Os derrames, também conhecidos por “vasinhos” (o nome técnico é telangiectasias) são vasos sanguíneos finos arroxeados ou azulados, medindo menos do que 1 mm de largura. Além deste tipo de varizes, existe um outro tipo, conhecido por microvarizes ou varizes reticulares que medem entre 1 e 3 mm de diâmetro.

A maioria dos estudos indica que as varizes são mais frequentes nas mulheres entre os 20 e os 50 anos de idade, tendendo a doença a agravar e as veias a dilatar com o passar do tempo. Contudo, podem surgir varizes na adolescência e em crianças, sendo que o diagnóstico de varizes em grupos etários mais jovens, tem sido cada vez mais frequente e pensa-se que poderá ter como causas principais as alterações do estilo de vida da sociedade moderna.

As veias varicosas não são um problema circulatório exclusivo do sexo feminino. Também existem varizes nos homens. No sexo masculino, o diagnóstico é feito, habitualmente, mais tardiamente porque os homens observam menos as suas pernas, atrasam a ida ao médico e possuem pelos que dificultam a visibilidade das varizes.

Tipos, localização das varizes

As varizes, os derrames e as veias reticulares podem surgir em qualquer parte do corpo: rosto, nariz, pescoço, tórax, costas abdómen (barriga), membros superiores, bolsa escrotal (varizes escrotais), estômago, esófago (varizes esofagianas), fígado, etc.

No entanto, a maioria das varizes localizam-se habitualmente nos membros inferiores (nas pernas), podendo aparecer apenas numa perna ou nas duas, ou seja, podendo também ser bilateral. Cerca de 70% das varizes são da dependência da veia grande safena. A veia grande safena é uma veia que se estende da parte interna do tornozelo até à virilha. Assim se percebe que as pessoas tenham frequentemente varizes nos pés, nas pernas, nas coxas e nas virilhas.

Por sua vez, raramente surgem varizes na região anal – ânus, (varizes hemorroidárias) e na região pélvica (varizes pélvicas). As varizes hemorroidárias são veias dilatadas da região anal e que causam dor, obstipação, diarreia e hemorragia.

Corpo Clínico

  • Dr. António Lúcio Baptista

António Lúcio Baptista

António Lúcio Baptista, é médico especialista em cirurgia cardiotorácica com grande dedicação e experiência na área vascular. Foi docente da Faculdade de Medicina do Porto e é professor de pós-graduação da universidade de Alcalá de Henares de Madrid.

Desenvolveu técnicas minimamente invasivas para o tratamento de varizes e doenças da circulação. É cirurgião do Hospital da Ordem da Lapa, do Hospital da Ordem de São Francisco e do Hospital da Luz Póvoa de Varzim. É membro da direção da ELA – European Laser Association.

Horários:

Quinta: 10:30 – 12:30

 Conheça os Acordos que abrangem esta especialidade

Faça aqui o seu pedido de marcação de consulta