Estar triste é o mesmo que estar deprimido? O que é a depressão? Tem tratamento?

Estas são algumas das questões às quais se pretende dar resposta ao longo deste artigo.

No senso comum, verdade seja dita, estar deprimido é estar triste! Sim, é verdade! Mas, infelizmente é muito mais do que isso!

A depressão é uma doença do foro mental caracterizada por uma série de sintomas tais como, tristeza intensa, perda de interesse por atividades habitualmente sentidas como agradáveis, perda de energia ou cansaço fácil, insónia, sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva ou inapropriada, podendo ser episódica, recorrente ou crónica, influenciando significativamente o dia-a-dia do indivíduo.

Pode afetar pessoas de todas as idades, desde a infância à terceira idade, apresentando especificidades nas várias etapas de vida.

artigo_depressao

Ter sentimentos depressivos é comum, sobretudo após experiências ou situações que nos afetam negativamente. No entanto, se os sintomas se agravam e perduram por mais de duas semanas consecutivas e representam uma alteração do funcionamento prévio, convém consultar um especialista.

No que concerne ao tratamento da depressão existem duas vias, a medicamentosa, através dos designados antidepressivos e a intervenção psicoterapêutica, realizada pelos psicólogos, sendo que o ideal será a conjugação de ambas.

A mais grave consequência do não tratamento da depressão é o suicídio e a maioria dos suicídios ocorre no contexto de depressão.

Não esqueça que, o principal passo para a cura, é o reconhecimento da doença. Não se deixe invadir pelo estigma relacionado com a mesma! Esteja atento! Não deixe que a doença o vença!

Eduardo Santos
PSICOLOGIA

2022 © Ponte Saúde - Todos os Direitos Reservados

ERS: E-121837 | Licença de Funcionamento: 8097/2014 | Política de Privacidade