implantes dentários amarante

Um implante dentário permite substituir um dente natural, podendo ser colocado no osso do maxilar superior ou inferior permitindo suportar forças, comer, mastigar ou “trincar”, tal como acontece com os dentes naturais. A perda de dentes pode ser originada pela cárie dentária, doenças gengivais e por traumatismos nos dentes, entre outras causas menos frequentes.

O natal é tipicamente uma época de excessos alimentares!
Se é uma pessoa que mesmo na época natalícia pretende ter controlo e não se esquece que a saúde é o nosso bem precioso este artigo é para si! Espreite as dicas que hoje lhe trago!

As facetas dentárias são uma espécie de “capa para os dentes” feitas em porcelana (cerâmica). As facetas são coladas ou cimentadas de forma permanente sobre a parte frontal dos dentes (face vestibular), que são para o efeito, previamente desgastados, ainda que de forma pouco invasiva ou profunda.

A grande variedade de marcas, e consequentemente de composição nutricional de produtos de igual categoria obrigam-nos a comparar rótulos e decidir qual a melhor opção a nível nutricional.

No outono, as folhas das árvores substituem o verde por cores quentes e chegam-nos também alimentos deliciosos!

O mau hálito é causado principalmente por uma inadequada higiene oral, outros fatores internos podem contribuir para este fenómeno, mas a acumulação de detritos na língua é sem dúvida o principal responsável por este desagradável fenómeno.

Segundo a Organização Mundial da Saúde a obesidade é a patologia do século XXI, tendo sido até considerada como uma epidemia difícil de travar.

Se estes sintomas lhe são familiares, na Ponte Saúde podemos ajudá-lo. Obtenha a solução para este problema na hora.

Acordo SAD-PSP disponível agora para novas especialidades.

Se tem mais de 50 anos, estes são os problemas orais que mais o devem preocupar.

Acordo EDP disponível agora para novas especialidades.

Acordo Médis-CTT disponível agora para novas especialidades.

O calor aperta e, nas viagens para a praia, os chinelos de dedo são os mais usados pelos portugueses. Mas será esta a melhor opção?

Acordo SAD-GNR disponível agora para novas especialidades.

Acordo ADSE disponível agora para novas especialidades.

Conheça algumas “dicas” para evitar umas férias estragadas.

Do bebé ao idoso, com enfoque no paciente diabético e passando até mesmo pelo desportista, são diversas as áreas de atuação desta ciência e os cuidados a ter quando o assunto é a saúde dos pés.

Como é que nos desenvolvemos? Como é que aprendemos? Porque é que o corpo assume tão grande importância nas aprendizagens?

Troque de escova a cada 3 meses (quando mudar a estação para criar um hábito) Está comprovado cientificamente que as escovas perdem a sua capacidade de limpeza após 3 meses de utilização. A troca regular de escova dentária permite manter a eficácia da escovagem e assim a eliminação de germes potencialmente malignos. Quando notar que os pêlos estão muito desgastados Para avaliar se a escova dentária continua em condições de uso, basta olhar se as cerdas (pêlos das escovas) estão alinhadas e se não sofreram alterações de posição devido à pressão exercida na escovagem. É importante que as cerdas das escova estejam homogéneos para que os dentes sejam limpos todos…

Escove os dentes diariamente, higienizando também a língua; Use fio dentário; Mantenha uma alimentação regular e equilibrada dando preferência a alimentos mais fibrosos; Beba muita água, cerca de 2 litros por dia, isto aumenta a produção de saliva e hidrata o organismo e a boca; Não utilize elixir oral com álcool, pois isto ira promover a secura da boca; Evite alimentos com alto teor de enxofre e gordura animal; Evite a ingestão de doces entre as refeições; Evite o consumo de café e bebidas alcoólicas; Não fume; Consulte o seu dentista a cada 6 meses, para fazer a destartarização ( limpeza ) e para identificar possíveis caries e outros problemas…

Quando se aborda as questões das demências, emergem, comummente, diversas dúvidas. Com o presente artigo, pretende-se esclarecer algumas delas, relacionadas com uma demência em particular- a Doença de Alzheimer. Como é sabido, em Portugal, bem como na generalidade dos países europeus, fruto da baixa taxa de natalidade e aumento da esperança média de vida, temos vindo a assistir a uma tendência acentuada para o crescimento da população idosa. De acordo com dados da Eurostat, estima-se que a percentagem de idosos portugueses duplicará entre 2005 e 2050, podendo chegar aos 31,9% da população. O processo de envelhecimento acarreta consigo algumas perdas a nível biopsicossocial, gradualmente. No entanto, nem todas as perdas…

Os avanços tecnológicos criam novas soluções incríveis… mas também apresentam novas dificuldades. A informatização dos dias de hoje e a Internet permitem-nos gerir muito mais informações e usar mais ferramentas do que alguma vez antes. Toda esta produtividade implica passarmos muito tempo à frente de ecrãs: os nossos computadores de trabalho, os nossos portáteis em casa e os nossos smartphones. E passar este tempo todo a olhar para ecrãs não é bom para nós. Ficar com “olhos de computador” A família de problemas de visão e de olhos que nasce do excesso de uso de computador é descrita como Síndrome da Visão de Computador (ou CVS). Olhar para um ecrã…

Recomendamos o uso regrado destes alimentos e a higienização da boca após a toma. Caso não esteja contente com a coloração dos seus dentes, contacte a nossa equipa para se informar acerca dos tratamentos de branqueamento dentário que temos para lhe oferecer. Abel Rodrigues MEDICINA DENTÁRIA

A importância da audição Todos os órgãos sensoriais têm a sua importância como os demais órgãos do corpo humano, mas é através deles, e mais concretamente do sentido auditivo, que se pode desenvolver e manter uma comunicação, ouvir, identificar e compreender os estímulos sonoros externos, que ajudam o ser humano a integrar-se no seio em que vive, familiar, laboral e social. Além disso, o ouvido ao detetar os estímulos sonoros, funciona como mecanismo de alerta e defesa contra o perigo, uma vez que permite a localização de fontes sonoras, oferecendo segurança ao indivíduo (carros, ambulâncias, explosões, campainhas, etc.). O que é a Presbiacusia? A perda auditiva associada ao processo de…

O que é o GLAUCOMA? O termo glaucoma designa um grupo de doenças oculares que se caracterizam pela presença da tensão intra-ocular elevada. O glaucoma é uma das principais causas de cegueira no Mundo atual, cuja perda de visão é consequência da destruição do nervo ótico (NO), uma estrutura localizada no fundo do olho, e responsável pela condução das imagens até ao cérebro. O NO (nervo óptico) pode ser comparado a um cabo eléctrico formado por inúmeros fios, as fibras nervosas. No glaucoma essas fibras são destruídas, tornando impossível a condução das imagens ao cérebro. Nestas condições assiste-se ao aparecimento de manchas escuras (escotomas) no campo de visão e, se…

Muitos pais questionam-se qual será a altura indicada para levar o filho pela primeira vez ao Médico Dentista. A primeira consulta de Medicina Dentária deve ser realizada quando erupcionam os primeiros dentes (os dentes de leite). O Médico Dentista deve combinar com os pais da criança um programa preventivo de saúde oral, e elucidá-los para hábitos que possam ser prejudiciais. A não ser que a criança apresente elevado risco de cárie, devem ser agendadas consultas de 6 em 6 meses. Estas primeiras consultas servirão também para a criança não ganhar medo ao Médico Dentista pois, salvo em raras exceções, não serão realizados tratamentos invasivos. O primeiro dente normalmente surge entre…

Estar triste é o mesmo que estar deprimido? O que é a depressão? Tem tratamento? Estas são algumas das questões às quais se pretende dar resposta ao longo deste artigo. No senso comum, verdade seja dita, estar deprimido é estar triste! Sim, é verdade! Mas, infelizmente é muito mais do que isso! A depressão é uma doença do foro mental caracterizada por uma série de sintomas tais como, tristeza intensa, perda de interesse por atividades habitualmente sentidas como agradáveis, perda de energia ou cansaço fácil, insónia, sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva ou inapropriada, podendo ser episódica, recorrente ou crónica, influenciando significativamente o dia-a-dia do indivíduo. Pode afetar pessoas de…

A Osteopatia é uma especialidade em grande evolução a vários níveis, enquanto crescimento científico, técnico e prático. Esta evolução é impulsionada pela crescente procura dos cuidados dos profissionais. Estes, por seu turno, com grande empenho e dedicação, procuram o aperfeiçoamento constante, melhorando competências e aperfeiçoando técnicas que permitam melhores resultados. Osteopatia tem várias áreas de intervenção. Na área da gerontologia, os cuidados continuados, é onde poderá ter maior eficácia e retorno, pois apesar de lento é muito estimulante, prevenindo complicações secundárias, promovendo o bem-estar e conforto, requalificando, melhorando e até elevando os padrões de vida nos idosos. Na área da ortopedia, a especialidade pode tratar patologias do foro físico tais…

A falta de um ou mais dentes naturais é um problema que afeta quase toda a população portuguesa pois, em cada 10 portugueses 7 apresentam falta de dentes, sendo que 20 por cento da população tem falta de mais de 10 dentes naturais. A falta de dentes, que a maior parte das pessoas apresenta deve-se, maioritariamente, à progressão da cárie dentária e das doenças periodontais. Os maus hábitos alimentares (excesso de hidratos de carbono e açúcares), a pouca frequência e as más técnicas de escovagem dentária, provocam um aumento da placa bacteriana que, quando não removida devidamente, está relacionada com a progressão da cárie e consequente aumento da destruição dentária,…

“Psico” quê?? Perguntam vocês. Sim PSICOMOTRICIDADE. É um nome extenso, mas fácil de compreender. Basta decompor a própria palavra e percebe-se de imediato que contempla o estudo das relações e influências entre o psiquismo e a motricidade. Baseada numa visão global do ser humano, a psicomotricidade integra as funções cognitivas, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a intencionalidade do gesto. O seu principal objetivo está centrado na promoção da capacidade do indivíduo agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. O psicomotricista estuda e compensa condutas motoras inadequadas e inadaptadas, em diversas situações, geralmente ligadas a problemas de comportamento, desenvolvimento, maturação psicomotora, aprendizagem e de âmbito psico afetivo. Pode…

A Organização Mundial de Saúde (OMS), lançou um relatório referindo que as carnes processadas causam cancro, gerando uma nova onde de discussão deste assunto na comunicação social, misturando-se muitas vezes o certo e o incerto, as carnes processadas e vermelhas no mesmo prato. Antes de mais nada, parece-me pertinente esclarecer que as carnes processadas são aquelas que normalmente contém porco, carne bovina (ou outras carnes vermelhas), aves, vísceras ou subprodutos da carne como o sangue, que normalmente é salgada, curada, fermentada, fumada ou de alguma forma tratada (por exp. salsichas, presunto, linguiças, bacon, carne enlatada, carne seca, assim como carnes em conserva e os preparados e molhos à base de…

A Citologia do Colo Uterino, vulgarmente conhecida como “Teste de Papanicolau” é um exame utilizado para fazer o rastreio do cancro do colo do útero. Tem este nome porque foi idealizado por um médico grego chamado Geórgios Papanicolau (1883-1962), considerado o “pai” da citopatologia. A incidência do cancro do colo uterino tem diminuído bastante nos países desenvolvidos, desde que se implementou o “screening” populacional através do exame de Papanicolau. É um exame muito simples e indolor, que consiste basicamente na recolha de células do colo uterino com a ajuda de uma espátula ou escova cervical, sendo este material colocado numa lâmina ou num meio líquido e analisado posteriormente por um…

O cancro oral é uma doença que pode ser prevenida quando associado a estilos de vida e fatores de risco suscetíveis de serem modificados, sendo uma doença muito comum no mundo inteiro. O diagnóstico precoce e o tratamento em tempo útil podem dar bons resultados no tratamento do cancro oral. Contudo, se detectado tardiamente, é muito agressivo. É de referir que 2/3 dos cancros orais em todo o mundo são provenientes dos países desenvolvidos. Em qualquer exame de rotina, o profissional de saúde deve questionar os seus pacientes sobre a prática de fatores de risco, a saber: o consumo de álcool (em particular em indivíduos do sexo masculino e com…

Todos os anos o mesmo problema! Repete-se a correria aos hospitais. Muitas vezes estas idas poderiam ser evitadas se tivéssemos um mínimo de orientação e de autocontrolo. A informação dos meios de comunicação muitas vezes não ajuda a tranquilizar-nos e cria ainda mais angústia em relação a sintomas facilmente controláveis. A gripe é uma infeção viral que inicia os seus sintomas cerca de 48 horas após a infeção e estes podem manifestar-se com menos frequência e subitamente. Causa febres altas, que podem chegar aos 39.5º. Nos primeiros dias a pele adquire temperatura elevada e fica vermelha especialmente na cara, pode sentir dor de cabeça e sensibilidade acrescentada à luz, sensação…

Acordo MÉDIS agora também para as especialidades: > Pediatria – Drª. Célia Xavier > Otorrinolaringologia – Dr. Valter Baptista > Oftalmologia – Dr. Eduardo Sepúlveda Marque já a sua consulta e usufrua deste acordo nas nossas instalações. Ponte Saúde

Acordo MULTICARE agora também para as especialidades: > Medicina Dentária – Dr. José Francisco Rodrigues, Dr. Abel Rodrigues, Dr. Luís Rodrigues > Medicina Geral e Familiar – Dr. Manuel Resende, Drª. Maria Del Sol > Ginecologia e Obstetrícia – Drª. Madalena Moreira > Otorrinolaringologia – Dr. Valter Baptista > Oftalmologia – Dr. Eduardo Sepúlveda Ponte Saúde

2019 © Ponte Saúde - Todos os Direitos Reservados

ERS: E-121837 | Licença de Funcionamento: 8097/2014 | Política de Privacidade