O mau hálito é causado principalmente por uma inadequada higiene oral, outros fatores internos podem contribuir para este fenómeno, mas a acumulação de detritos na língua é sem dúvida o principal responsável por este desagradável fenómeno.

Uma correta higiene oral com a utilização de um raspador lingual ajudam a combater o mau hálito, paralelamente a isto existe uma série de alimentos, que apresentamos de seguida, que ajudam a contornar a situação:

Gengibre

Alimento antioxidante e termogénico que acelera o processo digestivo.

Chá de Boldo

Os gases produzidos pelo estômago também são responsáveis pelo mau hálito. Um processo digestivo lento leva à acumulação de mais gases, o chá de boldo, tal como o gengibre, aceleram o processo digestivo.

Sumo de Limão

A ação bactericida do limão leva ao desaparecimento de muitas bactérias causadoras do mau hálito que se acumulam sobretudo na língua.

Iogurte Natural sem açúcar

Reduz a produção de gás sulfídrico no estômago, que é um odor similar ao de ovo podre.

Maçã, Pepino e Cenoura

Crus e com casca, estes alimentos promovem a remoção mecânica de resíduos dos dentes.

Água

Estimula as glândulas salivares. O aumento do fluxo da saliva leva a uma melhor eliminação dos resíduos, assim como a produção da amílase que leva a degradação dos alimentos.

Hortelã

Promove a rapidez da digestão, e o sabor fresco da hortelã, por si só, promove uma frescura da boca. Razão pela qual, assim como a menta, a hortelã está presente em tantas pastilhas elásticas, pastas e elixires bocais.


MEDICINA DENTÁRIA

Faça aqui o seu pedido de marcação de consulta

2020 © Ponte Saúde - Todos os Direitos Reservados

ERS: E-121837 | Licença de Funcionamento: 8097/2014 | Política de Privacidade