O que é uma faceta dentária?

As facetas dentárias são uma espécie de “capa para os dentes” feitas em porcelana (cerâmica). As facetas são coladas ou cimentadas de forma permanente sobre a parte frontal dos dentes (face vestibular), que são para o efeito, previamente desgastados, ainda que de forma pouco invasiva ou profunda.

Também chamadas de facetas laminadas devido à sua pequena espessura, aparentando uma lâmina fina, as facetas são consideradas essencialmente para corrigir fatores de ordem estética, pois regra geral a sua aplicação é efetuada com o objetivo de modificar a cor ou alterar a forma ou posição dos dentes.

Neste sentido, as facetas estéticas possuem indicação em pacientes que procuram aumentar a sua autoestima, melhorando a sua aparência visual, pois muitas vezes por vergonha ou inibição relacionada com a sua estética dentária, acabam por evitar o próprio sorriso.

Particularmente, a colocação de faceta de porcelana em dente após tratamento de canal (dente desvitalizado) é um tratamento muito indicado para “esconder” a alteração de cor que se verifica com o passar dos anos nestes dentes. Estes tendem a ficar muito escuros, amarelos ou amarelados, diferindo significativamente dos dentes adjacentes, interferindo assim com a estética dentária e facial.

De referir ainda, que as facetas dentárias também são uma solução bastante válida e indicada para efetuar o fechamento de espaços entre os dentes, os chamados diastemas.

Facetas de porcelana ou cerâmica

A maioria dos estudos demonstra que os materiais cerâmicos (facetas cerâmicas) são os mais indicados na confeção das facetas dentárias. Tal facto prende-se não só com a sua resistência, como também com a sua maior semelhança com o aspeto natural dos dentes quando comparadas com os outros tipos de facetas, nomeadamente as facetas de resina.

Nas facetas de porcelana ou cerâmica, a durabilidade pode atingir vários anos, sendo que o tempo de duração pode ser influenciado conforme os níveis de cuidados que o paciente possa ter após a colocação das facetas. O tempo que dura uma faceta dentária depende da forma de oclusão do paciente, assim como do cuidado que este deverá ter com a alimentação, nomeadamente evitando trincar alimentos muito duros.

Como são aplicadas as facetas dentárias?

A aplicação de facetas nos dentes é um procedimento que não causa dor, pois é muito pouco invasivo, apesar de inicialmente ser preciso fazer um desgaste da superfície frontal e lateral dos dentes. Esse desgaste é mínimo e confinado ao esmalte, com o objetivo de favorecer a retenção da faceta e compensar o aumento de espessura que a mesma implica.

Seguidamente, é feita uma moldagem ao dente preparado e enviado o respetivo molde para um laboratório de prótese para a confeção da faceta odontológica, de acordo com a cor e material escolhido.

Feita a faceta, a mesma é então colada ou cimentada de forma permanente sobre os dentes previamente desgastados para o efeito.

Alternativas às facetas dentárias

Nem sempre as facetas dentárias são a melhor opção para correção da estética dentária, principalmente nos casos onde se pretende corrigir a posição dos dentes. Efetivamente, nos casos em que se pretende uma alteração considerável no posicionamento dos dentes, então a ortodontia poderá ser a opção mais indicada.

ortodontia é a especialidade que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento das alterações no posicionamento dos dentes e do crescimento e o desenvolvimento dos maxilares. Problemas como dentes tortos, dentes apinhados ou “encavalados” ou mal posicionados são alguns exemplos passíveis de correção.

A correção passa, geralmente, pelo tratamento ortodôntico, através da colocação de aparelho ortodôntico ou aparelho dentário que é utilizado para corrigir ou alinhar a posição dos dentes. São as forças exercidas pelo aparelho dentário que permitem a movimentação dos dentes para a sua posição correta.


Texto original em:
https://www.saudebemestar.pt/pt/medicina/dentaria/facetas-dentarias/

Na Ponte Saúde as reabilitações estéticas com facetas são realizadas pelo Dr. Abel Rodrigues (Pós-graduado em Reabilitação Oral Biomimética Avançada, pela Biomimetic Dentistry Portugal).

Apresentamos alguns casos de reabilitações com facetas dentárias realizadas na Ponte Saúde:

(Percorra a galeria para ver alguns casos)


MEDICINA DENTÁRIA

Faça aqui o seu pedido de marcação de consulta

2015 © Ponte Saúde - Todos os Direitos Reservados

ERS: E-121837 | Licença de Funcionamento: 8097/2014