“O meu filho tem o PÉ CHATO e o meu tem o PÉ CAVO”… A partir de que idade devo consultar o Podologista?!

A Podologia é mais recente profissão das Ciência da Saúde, que tem como protagonista o – PÉ. Importante base de sustentação de todo o corpo humano que deve ser alvo de cuidados especiais.

Do bebé ao idoso, com enfoque no paciente diabético e passando até mesmo pelo desportista, são diversas as áreas de atuação desta ciência e os cuidados a ter quando o assunto é a saúde dos pés.

O pé de uma criança tem características particulares pois está em constante desenvolvimento ósseo e muscular, o que contribui para alterações estruturais e funcionais do pé, podendo ou não essas mesmas alterações estarem associadas a dor.

De uma forma preventiva, a partir dos três anos de idade a criança deve visitar o podologista, efetuando assim o primeiro registo podal para anexar à sua história clínica.

artigo_podologia

Mais que alertar a consciência dos pais, importa sensibilizar os próprios pediatras. Da mesma forma que este está alerta para problemas dentários, oftalmológicos e auditivos, deve ter a mesma perceção relativamente à saúde dos pés e, em caso de dúvida reencaminhar a criança para um podologista.

Quanto à forma que o pé vai adquirindo (chato, plano, normal, cavo…), na nomenclatura há vários tipos descritos contudo, os nossos pés não são todos iguais. O que era considerado normal antigamente passou a ser tao raro que necessita de uma revisão de conteúdos. Porem o que é descrito como fisiológico ou patológico está bem definido e é ai que devemos atuar.

Um dos melhores aliados do pé durante a fase de crescimento é o calçado.

O calçado deve conferir estabilidade e flexibilidade, permitir o livre movimento do tornozelo e ter um bom contraforte para que oriente o calcanhar e o pé não ganhe inclinação para dentro ou fora. Outra poderosa ferramenta é as ortóteses plantares que constituem um método de tratamento para impedir o excesso de pronação (tendência do pé ao inclinar para dentro).

Faça da saúde dos seus pés uma prioridade e aposte na prevenção, a ausência de dor nem sempre é sinal de que está tudo bem.


José Couto
PODOLOGIA

Faça aqui o seu pedido de marcação de consulta

2020 © Ponte Saúde - Todos os Direitos Reservados

ERS: E-121837 | Licença de Funcionamento: 8097/2014 | Política de Privacidade