O natal é tipicamente uma época de excessos alimentares!

Se é uma pessoa que mesmo na época natalícia pretende ter controlo e não se esquece que a saúde é o nosso bem precioso, este artigo é para si! Espreite as dicas que hoje lhe trago!

1 – Esqueça o “tudo ou nada”! Uma refeição de “asneira” não pode ser motivo para comprometer a semana.

Não pense que só por ter um convívio em que vai comer mais que o habitual que já está o dia ou até a semana perdida. Organize-se! Durante o dia mantenha o foco e uma alimentação equilibrada, faça exercício físico por forma a reduzir o impacto da “asneira”. Só assim vai poder disfrutar, sem culpa!

2 – Evite chegar ao momento da consoada com fome!

Ficar todo o dia sem comer porque reconhece que na noite da consoada vai abusar é um erro muito grande! Quanto mais fome tiver, mais vai comer. O conselho que lhe deixo é que coma uma sopa, ou uma peça de fruta antes de sair de casa. Vai ficar mais saciado, e consequentemente irá abusar menos durante a refeição.

3 – Não abuse dos refrigerantes e bebidas alcoólicas. Beba muita água!

No momento dos convívios com os familiares e amigos não precisa de se privar do álcool nem dos refrigerantes, porém controle o consumo! Um copo é suficiente! Estas bebidas bem como os alimentos salgados abundam nesta altura, como tal é essencial hidratar!

4 – Prefira os frutos gordos e oleaginosos em vez dos frutos cristalizados!

Os frutos cristalizados são mergulhados numa calda de açúcar que cobre a sua superfície e consequentemente os tornam muito calóricos. Coloque-os de parte e consuma mais nozes, avelãs e amêndoas – são frutos gordos ricos em gorduras insaturadas benéficas para o seu cérebro e coração!

5 – Escolha as sobremesas que mais gosta e não se esqueça da fruta!

Na noite da consoada as sobremesas e doces, ricos em açúcar e gordura, são mais que muitos. Controle as quantidades e não prove de tudo. Uma forma de controlo é colocar na sua mesa uma colorida salada de fruta e iniciar por ela! Se sabe que vai abusar nos doces consuma menos quantidade das entradas!

6 – Controle os temperos!

Já parou para pensar que a refeição do grande jantar do dia 24 é habitualmente saudável? Bacalhau, batatas e couves cozidas! Para quê abusar no tempero? Ao abusar no azeite que adiciona vai tornar a sua refeição super calórica! Controle as quantidades!


Francisca D’Eça Rodrigues
NUTRIÇÃO

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